domingo, 27 de novembro de 2011

Protótipo 01 - BASS

Essas são as primeiras fotos que posto do protótipo mais recente (o segundo) que estou fazendo para testes preliminares. Pensei no nome do projeto e resolvi brincar com uma coisa que tinha lido em algum lugar da internet sobre os acrônimos militares norte americanos: reza a lenda que siglas gigantes são primeiro escolhidas e depois eles decidem  o que vai significar cada letra, indo totalmente na contra-mão. Resolvi fazer uma piada nessa linha e fazer acrônimos em inglês que gerassem uma palavra style em inglês.


Apresento-vos o a base de todo o meu projeto, o B.A.S.S. - Barreira Absortiva Simples e Suporte. E é basicamente esse o objetivo da BASS: ser, antes de tudo, uma proteção absortiva contra o impacto das bolinhas, além de um suporte de carga.

Os protótipos em si são feitos de TNT, que é barato e fácil de costurar. Com esse tipo de modelo posso testar se a roupa se ajusta ao corpo da forma que quero, se ela atrapalha algum tipo de movimento, se a disposição das placas de EVA e da plataforma MOLLE funciona.


Vista frontal com as principais peças de EVA instaladas (sem estarem encapsuladas). Mais detalhes no "mapa" abaixo. O ombro esquerdo está aberto porque no momento em que decidi iniciar um novo protótipo ainda não o tinha fechado e faria pouca diferença fechá-lo então. 



Costas do protótipo, com apenas duas das nove peças de eva que constam no projeto. As linhas em marcador azul no TNT branco indicam bordas de peças de EVA ou costuras (é possível ver a forma das peças no mapa abaixo). Essa estrutura vertical no centro é uma abertura fechada com elásticos, que mantêm o colete justo sem impedir movimentos dos ombros. 


Vista em detalhe do extensor das costas. Apesar de ser uma das coisas mais vistosas do protótipo esse elemento dificilmente entrará no projeto final.
Mapa frontal, com peças e/ou regiões destacadas: 
1 - Ombros telados para ventilação.
2 - Placas Peitorais (PP) - Recebem uma camada extra de EVA na metade superior. Provavelmente terá seu desenho modificado para interferir menos nos movimentos dos ombros.
3 - Abas das Placas Dorsais que fazem parte do sistema de fechamento. Na versão final serão mais curtas e terão, nas pontas, ajustadores para tiras de nylon.
4 - Placas Ventrais (PV) - Protegem o ventre e laterais do usuário. Possui sistema MOLLE para itens pequenos. 




Mapa traseiro, com peças/regiões destacadas:
1 - Ombros telados para ventilação.
2 - Linha Elástica Dorsal (LED) - que divide o colete ao meio na vertical e é fechado por tiras elásticas sobrepostas como palhetas. Deve ajudar a evitar que o colete, mesmo sendo justo, não prenda os movimentos do usuário. Está sendo estudado se  prossegue para o modelo final.
3- Placas Dorsais (PD) - Aparecem apenas parcialmente nessas fotos (repare que no mapa uma área branca também está marcada. Alí vai a segunda peça que compoem essas placas). Oferecem proteção e suporte para alguns módulos maiores, como o do tanque de gás.
4 - Placa Lombar Central (PLC) - Oferece proteção e é coberta com Sistema MOLLE. Originalmente uma peça única, foi redesenhada para ser maleável sem deixar de oferecer proteção. Fotos abaixo.
5 - Placas Lombares Laterais (PLL) - Complementam a proteção das PV e possuem sistema MOLLE. Vale lembrar que este colete é voltado para jogadores de rápida movimentação, com papel tático de batedores ou infiltradores. Sendo assim o suporte MOLLE é restrito a itens menores e quantidades restritas de munição (2 ou 3 pods). 


Quando comecei a fabricação das peças vi, graças ao protótipo que algumas áreas estavam ficando muito rígidas e acabavam atrapalhando na movimentação. Assim, comecei pelo reprojeto de algumas peças, visando mais mobilidade. As peças são essas aqui:


Uma Placa Lombar Lateral, que foi fatiada em quatro pedaços. Eles foram então ligados por tiras do mesmo tecido emborrachado que estou usando para recobrir todas as placas do colete. Quando eu adiciono essa "folga" na peça estou na realidade retirando material, então a distância entre as peças só mantém o formato original dela, sem fazer com que ela fique maior que antes.



 A outra PLL, já encapsulada no emborrachado (quem souber do nome técnico desse tipo de material, me avise qual é, por favor).


 Detalhe da folga. Ela é pouca coisa maior que a espessura do EVA (que é de 5mm), então é possível fazer uma dobra de 90° sem problemas na peça.

Adição dos poucos slots MOLLE que cabem na PLC. A costura começa a ficar complicada aqui, por causa da espessura do material.



Agora é uma questão de tempo (pouco tempo, de acordo com meu prazo) para que o modelo final, nos materiais finais - um tanto bom de Nylon - apareça por aqui. 

A todos que leram: digam-me o que pensam, diabos!